Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

5 Coisas para dizer a si mesmo antes de dormir



Por que será que, quando nos deitamos na cama, de repente somos dominados por pensamentos negativos, visões de coisas péssimas que podem acontecer e pilhas de listas mentais de tarefas a cumprir?
Dormir bem pelo número recomendado de horas deveria ser algo que nos esforçamos para conseguir, mas nosso cérebro tem o hábito de complicar a questão. Ficar matutando sobre suas preocupações quando você se deita pode conduzir você a uma noite de intranquilidade. Talvez a solução para que possamos partir para a terra dos sonhos num clima de paz esteja nas coisas que dizemos a nós mesmos antes de fechar os olhos.
Se você procura um pouco de calma antes de adormecer, experimente em vez disso reiterar estes cinco mantras de uma boa noite de sono.

1.“Sou grato por…”

Será que existe algo que a gratidão não consiga resolver? Praticar a gratidão pode elevar nosso nível de felicidade, fortalecer nosso sistema imunológico e nossos relacionamentos – e também nos ajudar a dormir melhor. Antes de ir para a cama, reflita sobre as coisas pelas quais você se sente grato, ou, melhor ainda, escreva-as num papel. Você poderá dormir no escuro, mas estará olhando para o lado luminoso das coisas.

2.“Deixe estar.”

Você já ouviu o ditado que recomenda “nunca se deite com raiva”? Pesquisas mostram que refletir sobre emoções negativas depois de nos ajeitarmos na cama reduz as chances de termos uma boa noite de sono, revela um estudo de 2012.
Isso não significa necessariamente que você precise resolver todos os conflitos antes de ir dormir (na realidade, como publicou a revista Women’s Health este ano, pode ser benéfico esperar até a manhã seguinte), mas que você deve afastar as ansiedades de seu pensamento quando fecha os olhos.
Talvez o conflito exija um pedido de desculpas, uma pausa ou apenas algum tempo para discutir o problema com calma, mas procure estar com o espírito em paz antes de deitar a cabeça no travesseiro.

3.“Sou forte.”

Ou, se você preferir outro adjetivo, gentil, corajoso e amado –qualquer um destes também funciona. O importante é refletir sobre suas realizações, seus pontos fortes e suas características.
Um estudo de 2014 sugere que a autoaceitação é crucial para uma vida mais feliz, mas raramente a praticamos. Todos nós nos beneficiaríamos de um pequeno elogio. E esses pensamentos positivos não são infinitamente mais agradáveis que pensar sobre o escorregão que demos no trabalho nesse dia?

4.“Como posso melhorar esta situação?”

Se você se encontra numa fase de estagnação criativa, experimente se fazer a pergunta específica que vem tentando resolver, assim que se deita. Segundo o autor de best-sellers Steven Kotler, a solução pode estar em seu cérebro adormecido e pode se mostrar através de sonhos lúcidos.
“É fácil fazer uma pergunta ao sistema intrínseco… Não parece fazer diferença se você pergunta em voz alta ou em silêncio”, ele escreveu num post sobre criatividade na revista Psychology Today. Você pode, quem sabe, ter aquele momento “aha!” que tanto procura conscientemente.

5.“Vou encontrar a calma.”

De acordo com o médico Deepak Chopra, especialista em bem-estar físico e espiritual, se você vem se debatendo na cama há algum tempo, agitado, pode se acalmar se focar sua atenção sobre uma só frase tranquilizadora.
Repita o mantra escolhido para você mesmo, em silêncio. Se perceber que sua atenção está se desviando, volte gentilmente seu pensamento à repetição daquela frase.

Via: BrasilPost

Nenhum comentário:

Postar um comentário