Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

25 Simples Lições de Vida Aprendidas com Buda



Colaboração de Deborah Furtado 

“Se nós pudéssemos ver o milagre de uma simples flor claramente, toda nossa vida mudaria”
Buda

Existem tantas e tão lindas e poderosas lições capazes de mudar nossa vida que eu aprendi estudando o Budismo e lendo muitas das afirmações de Buda, que hoje eu quero compartilhar 25 destas maravilhosas lições com você.

Aqui estão as 25 Lições de Buda com potencial de mudar nossa vida:

1. O Amor cura todas as coisas.

“Ódio não acaba pelo ódio, mas somente pelo amor, esta é a regra eternal.”

2. Não é o que você diz mas aquilo que você faz que te define.

“  Um homem não é chamado sábio porque ele fala e fala de novo, mas se ele é pacífico, ama e não tem medo, então ele é de verdade chamado sábio”.
“ Um cachorro não é considerado um bom cachorro porque ele late bem. Um homem não é considerado bom porque ele fala bem.”

3. O segredo de uma boa saúde é viver completamente no AGORA.

“ Não viva no passado, não fique sonhando com o future, concentre sua mente no momento presente.”
“O segredo da saúde tanto para mente como para o corpo, é não lamentar o passado, nem se preocupar com o futuro, mas sim viver no momento presente sábia e seriamente.”

4. Quem olha para dentro, acorda.

”O caminho não está no céu. O caminho está no coração,”

5. Palavras tem ambos os poderes, de ferir e de curar.

“Palavras tem o poder tanto de destruir como de curar. Quando as palavras são tanto verdadeiras como gentis, elas pode mudar nosso mundo.”

6. Deixe partir e será eternamente seu.

” Você somente perde aquilo a que se agarra.”

7. Ninguém pode percorrer seu caminho por você.

“Ninguém nos salva exceto nós mesmos. Ninguém pode e ninguém tem permissão. Nós mesmos precisamos andar o caminho.”

8. A felicidade nunca se reduz por ser compartilhada.

“Milhares de velas podem ser acesas com apenas uma só, e a vida da vela não vai ser encurtada por isto. Felicidade nunca se reduz por ser compartilhada.”

9. Seja gentil com todos.

“Decida por ser suave com os jovens, ter compaixão com os idosos, compreensivo com os que estão se esforçando e tolerante com os fracos e errados. Alguma hora na sua vida, você já foi todos eles.”
“Tenha compaixão por todos os seres, igualmente de ricos e pobres, cada um tem seu sofrimento. Alguns sofrem demasiado, outros muito menos.”
“Ensine esta verdade tripla para todos: um coração generoso, um discurso gentil e uma vida de serviço e compaixão são as coisas que renovam a humanidade.”

10. Não acredite em tudo que te dizem para acreditar.

“Não acredite em qualquer coisa só por que você ouviu. Não acredite em qualquer coisa somente porque ela foi dita ou espalhada como rumor por muitos. Não acredite em qualquer coisa apenas porque ela foi escrita nos seus livros religiosos. Não acredite em qualquer coisa apenas pela autoridade de seus professores ou mais velhos. Não acredite em tradições porque elas foram repassadas por muitas gerações. Mas depois de observar e analisar, quando você descobrir que qualquer coisa concorda com a razão e é condutiva do bem e do beneficio de um e de todos, então aceite-a e viva a altura dela.”

11. Como você PENSA, assim será.

“Tudo que somos é o resultado daquilo que pensamos: é fundado em nossos pensamento e feito de nossos pensamentos. Se um homem fala ou age em um mal pensamento, o sofrimento o seguirá assim como a roda segue as pisadas da pata da besta que puxa a carroça… Se um homem fala ou age com um bom pensamento (intenção), a felicidade o segue como uma sombra que nunca o deixa.”

12. Deixe que o medo se vá. Abandone o medo.

“O completo segredo da existência é não ter medo. Nunca tenha medo do que vai se passar com você, e não dependa de ninguém. Somente no momento em que rejeita toda a ajuda você é livre.”
Leia: Buda: Uma História de Iluminação

13. A verdade tem sempre um jeito de escapar (vazar).

“ Três coisas não podem ser escondidas: o sol, a lua e a verdade.”

14. Controle sua mente ou ela controlará você.

“Para gozar de boa saúde, para trazer verdadeira felicidade a sua família, para trazer paz a todos, a pessoa precisa primeiro disciplinar e controlar sua própria mente. Se um home controla sua mente ele pode encontrar o caminho para a Iluminação, e toda sabedoria e virtude vão naturalmente vir para ele.”
“É a mente do próprio homem, não seu inimigo ou adversário, que o atrai para caminhos maus."

15. Dúvida separa. Confiança une.

“Não existe nada mais terrível do que o habito da duvida. Dúvida separa pessoas. É um veneno que desintegra amizades e quebra relações prazerosas. É uma aflição que irrita e machuca, é uma espada que mata.”

16. Ninguém é mais merecedor do seu amor que você mesmo.

“Você pode buscar através de todo o universo por alguém que seja mais merecedor de seu amor e afeição do que você mesmo e esta pessoa não será encontrada em lugar nenhum. Você próprio, tanto quanto qualquer outra pessoa no universo inteiro, merece seu amor e afeição.”

17. Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si mesmo é Iluminação.

“É melhor conquistar a você mesmo do que ganhar mil batalhas. Então a vitória é sua. Ela não pode ser tirada de você, nem por anjos ou demônios, céu ou inferno.”

18. Espiritualidade não é um luxo, é uma necessidade.

”Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, o homem não pode viver sem uma vida espiritual.”

19. Substitua a inveja pela admiração.

“Não seja invejoso das boas qualidades dos outros, mas a partir da admiração adote-as você mesmo.”

20. Busque a paz dentro de você mesmo.

”A paz vem de dentro. Não a procure fora

21. Deixe o apego ir-se, abandone-o.

” Para viver uma vida pura não egoísta, a pessoa não deve contar com nada como sendo seu próprio no meio da abundancia.”

22. Escolha seus amigos sabiamente.

”Um amigo não sincero e mal deve ser muito mais temido do que uma besta selvagem, uma besta selvagem pode ferir seu corpo, mas um amigo mal pode ferir sua mente.”

23. Não existe nenhum caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.

“Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.”

24. Abandone os rótulos.

“No céu, não há distinção de leste e oeste, pessoas criam as distinções a partir de suas próprias mentes e então acreditam que elas sejam de verdade.”

25. Viva. Ame. Deixe ir (abandone/largue).

“No fim estas coisas importam mais: Quão bem você amou? Quão plenamente você viveu? Quão profundamente você deixou ir?

Do Original:  25 Life Changing Lessons to Learn from Buddha

Nenhum comentário:

Postar um comentário