Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Vida é Mudança

Sarah Varcas
29.04.2014

O eclipse ocorre em 29 de abril, às 6h15min GMT no 9º grau de Touro.

Há algumas semanas atrás, descrevi este estágio dos últimos eventos astrológicos como o ponto pós-nascimento (o nascimento sendo a Cruz Cardinal), no qual começamos a perceber como nossa vida está mudando profundamente agora.

O novo estado de ser, situações e circunstâncias que surgiram nas sombras dos últimos eventos cósmicos começam a revelar suas verdadeiras implicações agora. Este é um dos motivos de eu ter incentivado tanto qualquer tentativa de fazer as coisas de um modo diferente durante o período da Grande Cruz Cardinal, porque todos os esforços realizados para mudar nesses dias entrarão agora no processo frutificação.

O interessante é que o Símbolo Sabiano para este grau é uma árvore de Natal, pois este é, sem dúvida, um momento em que começamos a abrir alguns presentes. É claro que não preciso dizer que nem sempre recebemos exatamente o que desejávamos no Natal, e também nem sempre apreciamos aquilo que outra pessoa pensa que é a coisa certa para nós!

No signo de terra, Touro, este eclipse nos pede empenho e perseverança, juntamente com uma boa dose de bom senso! Se tivermos sido esmagados pelos acontecimentos recentes, agora está na hora de juntar nossos pedaços, sacudir a poeira e começar a trabalhar no nosso plano daqui para frente.

No entanto, se eles levaram as coisas a um resultado positivo, a mensagem deste eclipse é que não devemos permitir que o sucesso ou satisfação nos distraia do fato de que a manutenção desses resultados positivos exigirá o empenho e a perseverança mencionados acima!

Um Eclipse Solar em Touro é um momento para alimentar as raízes das nossas próprias criações e cuidar dos brotinhos que estão começando a apontar no solo. Puxá-los para fora não vai adiantar nada, e nem dançar de emoção em volta deles quando o primeiro aparecer! Eles exigem atenção paciente e tratamento delicado enquanto desenvolvem sua força para a vida que os espera.

Acontecimentos ao redor do momento deste eclipse podem muito bem nos revelar que brotos são bons para longo prazo e quais não são suficientemente fortes para seguir adiante. Poderá ser difícil desistir dos mais fracos, especialmente se eles forem de particular importância para nós, mas será bom prestarmos atenção a isso e agir de acordo, neste momento, se quisermos evitar toda uma carga de esforço inútil nos próximos meses.

Estamos num momento em que devemos discernir cuidadosamente onde investimos nossa atenção e energia de agora em diante. E nem seria preciso dizer, mas direi assim mesmo: se nossas criações forem indesejáveis, precisamos limpá-las agora mesmo. Se não fizermos isto, teremos muito trabalho mais tarde para capinar e abrir espaço para novas mudas se desenvolverem, sem serem estranguladas pelo contato com as raízes dos nossas fragilidades e hábitos menos produtivos.

Este eclipse também enfatiza o risco de assumirmos que já atingimos nosso destino, seja ele desejável ou não. Independentemente de onde estejamos, ainda estamos numa jornada, mesmo que assim não nos pareça. Falo muito sobre mudanças, e às vezes as pessoas ficam frustradas comigo: “chega de mudanças!”, elas gritam. Mas mudança é vida e vida é mudança.

Nunca atingimos um ponto onde tudo permanece o mesmo e tudo é exatamente como queremos que seja. Mesmo porque o modo que queremos que seja também acabará mudando! Como Buda observou tão sabiamente, todas as coisas condicionadas estão sujeitas a mudança, e haverá muito sofrimento envolvido nisso se não conseguirmos aceitar esse fato (a propósito, estou parafraseando…).

Portanto, enquanto este eclipse nos traz ao signo de Touro, que é tradicionalmente desconfortável com mudanças, isto acontece para nos lembrar de que mudança é tudo que existe. Nada dura para sempre, seja bom ou mau, algo que nos satisfaça ou entorpeça a nossa mente, algo que queremos ou aquilo que passamos a vida inteira temendo. Tudo é transitório e passageiro.

E é exatamente assim que nós somos também!

E este eclipse chega para nos lembrar que se quisermos ter uma vida vibrante e satisfatória, seria bom mantermos este fato em mente. Pessoas que enfrentam doenças com risco de vida, geralmente relatam como a vida se tornou muito mais suave como resultado dessa condição. De repente tornou-se tão mais fácil e natural apreciar cada momento, mesmo quando parece não haver muita coisa acontecendo.

Quando alguma coisa fica limitada, nós a valorizamos mais e, embora todos nós estejamos limitados a uma vida relativamente curta, nos esquecemos disto com facilidade e, para nos mantermos satisfeitos, acabamos exigindo muito mais do que o próprio milagre de estar vivo.

Então esta pode estar parecendo uma mensagem confusa: nutra as raízes dos seus sonhos enquanto valoriza o simples fato de estar aqui sem exigir mais. Mas, na verdade, as duas coisas andam de mãos dadas, se quisermos uma vida pacífica e satisfatória. Pois enquanto nutrimos essas raízes, pode parecer que não está acontecendo quase nada, e se as raízes morrerem nós podemos fracassar.

Entretanto, ainda estamos vivos!

E se reconhecermos o milagre deste fato, saberemos que já somos abençoados além de qualquer medida, aconteça o que acontecer.

Feliz eclipse para todos!

Sarah Varcas   

Tradução de Vera Corrêa veracorrea46@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário