Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Praticando a Gratidão




Por: Leo Babauta
06.09.2014

"Se a única oração que você disse em toda a sua vida foi “obrigado”, isto foi suficiente." - Meister Eckhart 

Muitos dias, eu tento me submeter e realizar uma sessão de gratidão por dois minutos. Eu simplesmente me sento ou ajoelho, sem distrações, fecho os olhos e penso sobre o que eu sou grato e a quem eu sou grato. 

Eu não faço todos os dias, mas deixe-me dizer-lhe, nos dias em que eu faço, isto me faz muito feliz. 

Por que deveria fazer? Por que o simples ato de pensar sobre quem e ao que eu sou grato faz uma grande diferença na minha vida? 

Apenas algumas razões: 

Porque você lembra das coisas positivas em sua vida. Isso faz você feliz sobre as pessoas em sua vida, se elas são entes queridos ou apenas a um estranho que você conheceu e que foi gentil com você de alguma forma. 

Porque transforma coisas ruins em coisas boas. Teve problemas no trabalho? Seja grato porque você tem um trabalho. Seja grato porque você tem desafios, e que a vida não é chata. Seja grato porque você pode aprender com estes desafios. Seja grato porque eles fazem de você uma pessoa mais forte. 

Porque você lembra do que é importante. É difícil reclamar sobre as pequenas coisas quando você dá graças que seus filhos estão vivos e saudáveis. É difícil ficar estressado sobre o pagamento de contas, quando você é grato porque há um teto sobre sua cabeça. 

Porque você lembra de agradecer a outros. Eu vou falar sobre isso mais adiante, mas o simples ato de dizer "obrigado" a alguém pode fazer uma grande diferença na vida dessa pessoa. Telefonando, enviando um e-mail, visitando para dizer obrigado... apenas direcionando esse minuto de sua vida para dizer por que você é grato é algo importante para eles. As pessoas gostam de ser apreciadas por quem elas são e o que fazem. Não lhe custa muito, mas faz alguém feliz. E fazer alguém feliz vai fazer você feliz. 

Como viver uma vida de gratidão. O fato é, simples atos de gratidão não te custam muito (especialmente depois que você superar o desconforto inicial que algumas pessoas sentem ao agradecer a outros). Mas eles podem fazer uma enorme diferença. 

Se você está interessado em viver uma vida de gratidão, aqui estão as minhas sugestões: 

Sessão de Gratidão Matinal. Gaste 2 a 3 minutos todas as manhãs para agradecer a quem ou ao que você é grato. Você não tem que fazer nada além de fechar os olhos e silenciosamente agradecer. Este ato pode fazer uma enorme diferença. 

Diga obrigado. Quando alguém faz algo bom para você, mesmo que pequeno, tente se lembrar de dizer obrigado. E realmente queira sinceramente dizer isso. 

Ligue para dizer obrigado. Às vezes você pode pensar em algo bom que alguém fez por você. Talvez você se lembre durante a sessão de gratidão. Quando o fizer, pegue o telefone e ligue para a pessoa, só para dizer obrigado. Deixe-os saber o que eles fizeram pelo que você é grato, e por que você apreciou o gesto. Leva um minuto ou dois. Se é cedo demais para ligar, escreva um bilhete para ligar mais tarde. É melhor ainda dizer-lhes em pessoa, se acontecer de você encontrá-los ou se eles estão no seu caminho. Quase tão bom quanto isso é um agradecimento via e-mail – tente fazê-lo breve e doce. 

Agradeça por coisas "negativas" em sua vida. Há sempre duas maneiras de olhar para alguma coisa. Muitas vezes pensamos em algo como negativo - é estressante, perigoso, triste, infeliz, difícil. Mas a mesma coisa pode ser vista de uma forma mais positiva. Dar graças por essas coisas é uma ótima maneira de lembrar-se de que há bem em virtualmente quase tudo. Os problemas podem ser vistos como oportunidades para crescer, para ser criativo. Veja a oração abaixo para saber mais sobre isso. 

Aprenda uma prece de gratidão. Há muitas orações, religiosas ou não, que podem lembrá-lo de ser grato. Encontre uma de que você goste, e a imprima ou torne seu papel de parede. Aqui está uma não-religiosa, e há uma coleção em uma multiplicidade de religiões. Você pode encontrar muitas outras na internet, ou escrever suas próprias. Se você não é religioso, faça uma que não inclua o conceito de Deus. Segue abaixo uma delas. 

Permita-me deixá-lo com uma oração de gratidão que eu sempre achei ... bem, perfeita: 

Seja grato 

Seja grato porque você ainda não tem tudo o que deseja, 
Se você tivesse, o que haveria à frente para buscar? 

Seja grato quando você não sabe alguma coisa 
Porque isso lhe dá a oportunidade de aprender. 

Seja grato pelos tempos difíceis. 
Durante esses momentos você cresce. 

Seja grato por suas limitações 
Porque elas dão-lhe oportunidades de melhoria. 

Seja grato por cada novo desafio 
Porque ele vai construir a sua força e caráter. 

Seja grato por seus erros 
Eles vão ensinar-lhe lições valiosas. 

Seja grato quando você está cansado e exausto 
Porque isso significa que você fez a diferença. 

É fácil ser grato pelas coisas boas. 
A vida de uma rica realização vem para aqueles que são também gratos pelas contrariedades. 

A GRATIDÃO pode transformar o negativo em positivo. 
Encontre uma maneira de ser grato por seus problemas e eles podem se tornar suas bênçãos. 

por Leo Babauta 

Direitos Autorais:


Tradução: Luciana Pellegrini Drucker <luzpelegrina@gmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário